quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
O Génio de Allen
Já tinha falado de Allen a propósito das nomeações para os Óscars. Cada vez mais me apercebo que já não é cool ou politicamente correcto gostar dos filmes de Allen. Quando surgiu a contar-nos as histórias de Manhattan e Annie Hall, todos se aperceberam que estavam perante um cinesta de excepção e uma verdadeira promessa. Daí para a frente, os filmes interessantes, a adesão e o reconhecimento passaram a ser uma constante. Mas tendo em conta que o público rapidamente se farta da genialidade, os seus filmes deixaram de ser tão mainstream. Isso reflecte-se nas receitas de cada filme de Allen: com orçamentos a rondar os 10 milhões de dólares, receitas que nem sempre se transformam em lucros, perguntam-se vocês porque é que se continuam a financiar os seus projectos? A resposta é simples. Porque quem os financia, sabe o quanto nós devemos à sua obra, sabem que Allen faz falta, que devemos aproveitar o seu fim de carreira, da mesma forma e com o mesmo entusiasmo que se fez no seu início. Os seus detractores, podem nunca vir a gostar da sua obra, da sua abordagem, da sua escrita, mas quem já a seguiu, garanto que vai ter saudades do seu filmezinho anual. Até dos mais fracos.
href="http://www.imdb.com/title/tt0497465/"> Vicky Cristina Barcelona claramente não é um destes casos. Apesar de os ingredientes comuns a todos os seus filmes estarem lá, há qualquer coisa que o eleva acima dos mais recentes. A narrativa é fluída, a história é encruzilhada, os actores (vazios dos seus maneirismos, mas cheios dos de Allen) são de excepção, os diálogos precisos, e o humor como o que nos habituou, está no seu melhor. Prova disso é que Allen conseguiu transformar Penélope Cruz, que não é a mais amada das actrizes, na mais falada deste ano, por um papel irrepreensível que lhe valeu nomeação ao Óscar.
Para todos os que têm saudades da Nova Iorque de Allen, o regresso à sua cidade já está em pós produção, e os que ainda vibram com a sua obra, estão em antecipação.
Entre Dos Aguas - Paco de Lucía
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
quando for grande quero trabalhar com este Senhor... achas que tenho hipotese?
só achei um bocadinho cartão postal de Barcelona... provavelmente alguma cedência em prol do orçamento...
Enviar um comentário