Já passaram 8 anos desde que fomos pela primeira vez apresentados ao célebre tema de Harry Potter composto por aquele que continua a ser, hoje em dia, o mais conhecido e conceituado compositor, John Williams. O seu tema principal, tanto necessário como obrigatório, continua a ser um dos traços caracteristicos da saga, mas se o tom dos últimos filmes e das partituras está longe dos primeiros, é mais uma prova de que até aqui se distancia da infantilidade originária.
Herdando as funções de Williams e Patrick Doyle, Nicholas Hooper, um perfeito desconhecido enfrentou o desafio de compor para estes dois últimos filmes. Se a partitura d' A Ordem da Fénix cumpriu as espectativas, a deste Half Blood Prince superou-as e colocou a fasquia num nível difícil de igualar. O que Hooper percebeu, e bem, foi que não obstabte a matéria base, cada vez mais teria que mostrar uma abordagem adulta e sombria (Snape and The Unbreakble Vow). . Além disso, toda esta obra pauta pela contenção, fugindo das comuns percussões e sintetizadores e, assim sendo, temos dentro do mesmo disco faixas tão díspares como as dominadas por coros (In Noctem) orquestra (Ron's Victory) e viola/violino (When Ginny Kissed Harry). Estar a enumerar cada música e descrevendo-a seria tirar crédito a uma obra que deve ser ouvida na sua totalidade. A título de exemplo, e como amostra representativa da qualidade, aqui fica um tema que se eleva acima da qualidade óbvia do resto.
terça-feira, 21 de julho de 2009
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1 comentário:
Achei este post e o teu blog bastante interessantes, principalmente por não ser costume eu ver blogs com uma componente musical forte, gostei!
Por acaso cheguei aqui por um antigo post teu do vídeo da Gisela ("será que és capaz de dar um filho ao Luís?" e gestos incluídos).
O teu blog tá fixe, não o deixes definhar ;)
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