O Dialecto está de cara lavada. Quer dizer, primeiro que tudo, não tem cara para lavar, tem uma imagem a renovar. Talvez não tenha passado tempo suficiente para justificar esta alteração, mas achei que, em todo o caso, o devia fazer. Fiel ao seu nome, e à minha missão, o dialecto continua a palrar as suas baboseiras, sujeitas e ansiosas de críticas, por crescer ser o mais importante. A linguagem é a mesma(não cedo ao acordo), os assuntos são os do costume, os leitores esperam-se ser os mesmos, e com sorte outros tantos que consiga entusiasmar.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

342 filmes de 2009


É inevitável que, chegando a estes últimos dias de 2009, se façam retrospectivas a torto e a direito de tudo e mais alguma coisa.
O cinema não podia ficar de parte, claro está, mas se as cerimónias que recompensam os melhores filmes do ano que passou, deixam injustamente de fora alguns, surge agora esta retrospectiva, por demais abrangente, que, em 7 minutos, mostra-nos à laia de trailer, o que de melhor e de pior se fez em 2009.

Faz parte da magia do cinema haver projectos melhores e outros piores. Os melhores sustentam-se a si próprios, sobrevivem ao teste do tempo e a qualidade não decresce; os piores, ou caem no total esquecimento, ou tornam-se filmes de culto, ou célebres pela negativa. Depois há aqueles filmes que dentro da mediania lhes acontece o mesmo.
A verdade é que em "apenas" 7 minutos, o escritor e designer Kees van Dijkhuizen, fez um apanhado não excessivamente tendencioso, que tem a particularidade de tornar mais interessante aquilo que não o foi, e melhor o que já o era.

2009 não será, certamente, o ano que marcará para sempre o mundo do cinema; como em todos os anos houve do melhor e do pior, se bem que o balanço foi bastante positivo e, competitividades à parte, este vídeo faz-nos ver e perceber porque é que realmente gostamos tanto tanto de Cinema.

1 comentário:

Maria Pinto Elyseu disse...

e é por isso que nós gostamos tanto tanto tanto de ti!


maria e fracturas