sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Óscars: Os Nomeados.
Foram ontem anunciados os nomeados à 81ª edição dos Óscars da academia. Surpresas não as há, e para quem acompanha as cerimónias que servem de barómetro para os Óscars, muito menos. Temos pena que chegados a esta altura, por questões de marketing e outras de reconhecimento, temos pouco tempo para ver com calma os filmes nomeados às categorias principais.
Na frente dos nomeados estão O Estranho Caso de Benjamin Button(13) e Slumdog Millionaire(10). O primeiro vi, e adorei, o segundo quero confirmar se todo o hype é justificado. O resto das nomeções é distribuida sem grandes surpresas, quer para os filmes, quer quanto ao que representam. Que quero dizer com isto? Todos os anos, acabam nomeados aos óscars filmes tão iguais. Há actores finalmente reconhecidos, há surpresas e há ausências. Como está tudo distribuído este ano? Os arrebata nomeações Benjamin Button (pleanamente justificado, se bem que muito óscar friendly); Slumdog Millionaire (o êxito de crítica, que pode vir a ser justificado); dramalhões (Rachel Geeting Married, The Reader, Revolutionary Road) controversos (Milk; Doubt) comerciais (Batman: The Dark Knight) políticos (Frost/Nixon).
Hollywood adora um actor renascido das cinzas, e mais ainda recompensá-los. Este ano pode fazê-lo a dois: Mickey Rourke (mais que renascido, a palvra é ressuscitado) e Robert Downey Jr. (por Tropic Thunder??). Adora também enfiar para lá um dramalhão verídico de vão de escada, não está, ou por outra está o seu "fazedor", Ron Howard, desta vez a fazer uma coisa boa, muito boa até: Frost/Nixon um pequeno grande filme.
Depois há sempre os ausentes. Woody Allen conseguiu lá pôr Penélope Cruz num papel inacreditável como representante do seu melhor filme desde há muito (Vicky Cristina Barcelona), mas parece que não só já não é cool gostar de Woody Allen, como também já vai sendo um mal amado pela academia nos anos que correm (excepção feita a Match Point.) Baz Luhrman, matou-se por Austrália, fez um belo épico, com Nicole Kidman e Hugh Jackman a cativarem-nos. Ela foi pura e simplesmente ignorada, ele vai apresentar a cerimónia, em representação do filme, contentado com uma só nomeação.
Não foi surpresa a nomeação Heath Ledger, muito menos vai ser a vitória. Surpresa também não foi a presença na lista dos nomeados do casal Brangelina.
Faço questão de à medida que for vendo os filmes, os comentar brevemente. Vai ser uma ensaboadela de cinema, mas esta é a sua época, e quem gosta, está já a na contagem decrescente para a directa do ano.
Lista Completa dos Nomeados:
http://www.imdb.com/features/rto/2009/oscars
(NOTA: Os nomes e títulos a bold são links)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário