O Dialecto está de cara lavada. Quer dizer, primeiro que tudo, não tem cara para lavar, tem uma imagem a renovar. Talvez não tenha passado tempo suficiente para justificar esta alteração, mas achei que, em todo o caso, o devia fazer. Fiel ao seu nome, e à minha missão, o dialecto continua a palrar as suas baboseiras, sujeitas e ansiosas de críticas, por crescer ser o mais importante. A linguagem é a mesma(não cedo ao acordo), os assuntos são os do costume, os leitores esperam-se ser os mesmos, e com sorte outros tantos que consiga entusiasmar.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Interpolanski

Roman Polanski foi preso, há 3 dias em Zurique. Para quem não está familiarizado com a história pessoal do realizador polaco, fique sabendo que dava para um filme com tantos ou mais incidentes do que aqueles que filma.

À parte da sua longa e prestigiada carreira que inclui filmes tão conceituados como Rosemary's Baby, Chinatown e mais recentemente, O Pianista, Polanski fora casado com Sharon Tate que, em Agosto de 1969, grávida de 8 meses, foi brutalmente assassinada em Beverly Hills juntamente com quatro amigos, pela "Família" de Charles Manson. 8 anos depois, Polanski viu-se envolvido num escândalo sexual envolvendo Samantha Geimer, na altura de 13 anos. O acto não foi negado pelo próprio, e após se ter dado como culpado, submeteu-se a uma avaliação psicológica que durou 42 dias. Confrontado com a continuação da pena, Polanski fugiu dos Estados Unidos para Londres e um dia depois para Paris; ora, fiel ao tratado de extradição com os Estados Unidos, França pode escusar-se a extraditar os seus cidadãos (Polanski tem dupla nacionalidade - polaca e francesa). Desde então, Polanski manteve a sua residência em França, e evitou viajar para países que pudessem facilitar a sua extradição para os Estados Unidos.
Até agora. Ao chegar a Zurique, para onde viajava para receber um prémio de carreira, Roman foi preso pelas autoridades Suíças. A detenção surgiu no seguimento da descoberta de investigadores americanos, dos planos da referida viagem, o que deu ao governo americano tempo suficiente para negociar com o suíco a apreensão. Apesar do ordem de captura existir desde 1978, e figurar na lista encarnada da Interpol há já alguns anos, só desde 2005 é que os EU requereram, mundialmente, a sua apreensão e extradição.

Pendente fica o extremamente interessante projecto que acabara de filmar na Alemanha, "The Ghost" com Pierce Brosnan, Ewan McGreggor e Kim Catrall. O que se passará daqui para a frente? Não sabemos se este projecto ficará no limbo eterno, já em fase de pós-produção. É de recordar que as "facilidades" que teve após aquele incidente foram mais que muitas. Em 77, no seguimento das acusações, foi-lhe permitido terminar o projecto que tinha em mãos; em 2002 foi-lhe atribuído o Óscar de Melhor Realizador por "O Pianista" e o Ministro da Cultura francês a vir dizer publicamente que esta detenção não faz qualquer sentido, uma vez que as acusações já são tão antigas e sem nexo que não deviam afectar alguém que fez tanto pela arte.
Opiniões formem-nas como quiserem, mas Polanski, übermensch por 30 anos, pode ver essa superioridade ameaçada.

Don't Forget The Rules

Sem comentários: