O Dialecto está de cara lavada. Quer dizer, primeiro que tudo, não tem cara para lavar, tem uma imagem a renovar. Talvez não tenha passado tempo suficiente para justificar esta alteração, mas achei que, em todo o caso, o devia fazer. Fiel ao seu nome, e à minha missão, o dialecto continua a palrar as suas baboseiras, sujeitas e ansiosas de críticas, por crescer ser o mais importante. A linguagem é a mesma(não cedo ao acordo), os assuntos são os do costume, os leitores esperam-se ser os mesmos, e com sorte outros tantos que consiga entusiasmar.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Blockbuster Galore

É oficial: a época dos Blockbusters está aí. Filmes cujos orçamentos astronómicos e receitas que se esperam milionárias, atraem os que mais preferem espectáculo a consistência, e que podem ser os barómetros quer da qualidade do cinema actual, quer das carreiras dos envolvidos. Um sucesso pode tão facilmente tornar um desconhecido numa estrela, como um fiasco pode deixar um cabeça de cartaz nas ruas da amargura.
Que a originalidade é coisa que não abunda nesta altura do ano, não é novidade: Sequelas, Prequelas, Reboots e Adaptações são motivos para os grandes estúdios facturarem o que os pequenos filmes não rendem, para trazerem à ribalta novos nomes, tudo em nome do entertenimento. O que mais interessa aqui é saber vender um produto que atraia público, que pode ir desde uma hábil campanha de marketing milionária, a "marcar" com a maior das antecedências um fim de semana de estreia. Pode parecer estranho mas o primeiro fim de semana de Maio costuma ser uma luta feroz, uma vez que é rentabilidade quase segura, que na abertura da época balnear, o público venha às salas em ânsias de entertenimento quase sempre desmiolado.
Há portanto este alinhamento (principal) de blockbusters para este ano:

X-Men Origens: Wolverine (30 de Abril)
Como se o cinema não estivesse já saturado das adaptações dos comic-books, eis que temos uma prequela a uma trilogia baseada numa banda-desenhada. O culto e o prestígio associados quer à saga, quer à sua icónica personagem "central", motivaram esta história, que embora divertida e relativamente bem conduzida, não deixa de nos assegurar que Hugh Jackman já fez de Wolverine vezes suficientes. Ninguém o fará melhor, mas talvez seguir em frente, para não acabar ele pior.





Star Trek (7 de Maio)
Mais um reboot da mítica saga que move milhões de fãs, que comercialmente estava a dar as últimas. A reacção da crítica tem sido extraordinária, embora não se tenha reflectido de forma tão brilhante nas bilheteiras como Wolverine.





Anjos e Demónios (14 de Maio)
Era inevitável que o Código Da Vinci fosse parar ao cinema a mil à hora. Teve as suas consequências: uma qualidade duvidosa, erros de casting, mas não tinha como não vender. Pelo trailer, parece melhor que o antecessor, mas a ver vamos.






Terminator: Salvation (4 de Junho)
Muito francamente, já não há muita paciência para a história de John Connor e dos robots que andam para trás e para a frente no tempo. É certo e sabido que nos EUA vai render consideravelmente, mas a maior polémica à volta deste filme é o mau feitio de Christian Bale nas filmagens.







Transformers: Retaliação (25 de Junho)
Quando, há dois anos Michael Bay adaptou os desenhos animados ao cinema, todos esperavam o pior. Eis que puxou o tapete debaixo dos nossos pés e fez um dos melhores blockbusters dos últimos anos, com o público e a crítica rendidos. Esperemos que a qualidade se mantenha, mas o produtor Steven Spielberg, decerto que assegura, pelo menos, a diversão.







Harry Potter e o Príncipe Misterioso (16 de Julho)
O facto de o verão render mais, é o que motiva os produtores a lançarem, ultimamente, os Potters nesta altura do ano. Quanto a mim, é bom para vender, mas não se enquadra no espírito da série. Já lá vão cinco filmes, e a série continua a manter-se forte e assim se prevê que continue, na recta final.

1 comentário:

ravaroni disse...

2/3 comentarios apenas meu amigo:
- wolverine (bem como a saga x-men9 tem uma qualidade superior muito acima da media das outras adaptações de comic books. depois de ter visto este ultimo digo-te apenas que mal espero que venha o proximo
- harry potter que é harry potter aparece com neve e no natal
- star trek e transformers até que fazem sentido terem sequelas
- os outros sao ridiculos